O poder da massagem

| |


massagem relaxante
Pesquisas dizem que massagem é melhor do que remédio para dor nas costas

Cientistas americanos revelaram após uma pesquisa realizada em Seatthe, EUA, com mais de 400 pacientes de meia idade, a maioria mulheres e com dores crônicas na coluna, que todos aqueles que receberam massagens estavam mais ativos e bem mais dispostos ao trabalho que aqueles que faziam apenas uso de medicamentos ou se submetiam a outras formas de terapia física. Os pacientes tiveram sessões de massagem relaxante e massagem estrutural que consiste na manipulação especifica dos músculos das costas e ligamentos.

O diretor do instituto que realizou a pesquisa, Dr. Daniel Cherkin, disse que esperava que a massagem estrutural superasse os resultados favoráveis da massagem relaxante, o que não foi o caso. “Eu achei que a massagem estrutural seria pelo menos um pouco melhor, e não é esse o caso. Se você está tendo problemas nas costas de maneira continua mesmo tendo utilizado medicamentos, a massagem de um modo geral pode ser uma boa indicação. Acho que os resultados são bem fortes”, afirmou.

Dos que receberam um ou outro tipo de massagem durante as 10 semanas de pesquisa, 78 disseram que as dores haviam melhorado bastante ou sumido contra 5 do outro grupo.

Os pacientes dos dois grupos de massagem que estavam menos propensos a ficar na cama participaram com mais disposição das atividades propostas que aqueles do grupo que foram apenas medicados.

massagem relaxanteCherkin esclareceu que uma grande vantagem é que a massagem é relativamente segura. Um em 10 pacientes sentiu dor durante ou depois da massagem, porém disseram que era uma “dor boa”, afirmou. “Um bom massagista vai estar em sintonia com o seu cliente e saber lidar com a sua dor”.

O ponto questionável da pesquisa é que como sabiam que o outro grupo recebia massagem, os pacientes que foram só medicados poderiam ter se sentindo desapontados ou excluídos, respondendo com mais dor ao tratamento, disse o Dr. Roberto Duarte, diretor do Centro de tratamento de dor de cabeça de Manhasset, N.Y. “Eu acho que a massagem pode ser útil para pacientes com dores nas costas como terapia complementar, concluiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário