A massagem desportiva é muito mais que um relaxamento

| |

massagemA massagem desportiva, aquela à qual os atletas se submetem, ou deveriam se submeter, após uma corrida, não é só de eficácia ou alívio momentâneos para os músculos cansados depois de um grande esforço. Esta manipulação pós-treino aporta um efetivo benefício, especialmente após um esforço prolongado, a ponto de substituir em alguns casos, os analgésicos e anti-inflamatórios. Este é o resultado de um estudo conduzido pela Universidade McMaster de Hamilton, Canadá, publicada na revista científica “Science Translation Medicine”.

Analisando amostras de tecido musculares retiradas do quadríceps de onze voluntários submetidos à massagem terapêutica, depois de intenso exercício esportivo, os cientistas descobriram que as manobras da massagem reduzem a produção de citocina, responsável pela estimulação e denúncia do processo inflamatório.

A massagem acelera o metabolismo dos tecidos, facilitando  a recuperação dos estiramentos do tecido, a absorção de edemas e alivia processos inflamatórios  como a dor na virilha, a lombalgia e a tendinite a que os atletas estão sujeitos.

Para um simples cansaço muscular, uma massagem esportiva ou drenante é suficiente para ajudar a eliminação das toxinas produzidas durante o esforço físico e deixar o participante preparado para um novo desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário